Entrevista
Nome:Alexandra Souza
Idade:14
Profissão: Estudante
Serie:1°ano
Colégio: Inácio Montanha
Para o que você usa a química no seu dia a dia?
A química nos acompanha 24 horas por dia. Ela está presente em praticamente todos os produtos que utilizamos no dia-a-dia. Do sofisticado computador à singela caneta esferográfica, do possante automóvel ao carrinho de brinquedo, não há produto que não utilize matérias-primas fornecidas pela indústria química. Teclados, gabinetes e disquetes dos computadores, para ficar apenas em alguns exemplos, são moldados em resinas plásticas. No automóvel, há uma lista enorme de produtos de origem química: volantes, painéis, forração, bancos, fiação elétrica encapada com isolantes plásticos, mangueiras, tanques de combustível, pára-choques e pneus são apenas alguns desses itens. A maioria dos alimentos chegou às nossas mãos em embalagens desenvolvidas pela química. Em nossas roupas, há fibras sintéticas e corantes de origem química. Em nossa casa, há uma infinidade de produtos fornecidos, direta ou indiretamente, pela indústria química: a tinta que reveste as paredes, potes e brinquedos em plástico, tubos para condução de água e eletricidade, tapetes, carpetes e cortinas. Isso sem falar nos componentes químicos das máquinas de lavar roupas e louças, na geladeira, no microondas, no videogame e no televisor. Nos produtos que utilizamos em nossa higiene pessoal e na limpeza da casa também podemos perceber a presença da química. É só prestar atenção. Nosso cotidiano seria realmente muito mais difícil sem a química. É para ajudar o homem a ter mais saúde, mais conforto, mais lazer e mais segurança que a indústria química investe dia-a-dia em tecnologia, em processos seguros e no desenvolvimento de novos produtos. O resultado é o progresso. A QUÍMICA DOS NOVOS MATERIAIS
domingo, 9 de dezembro de 2012
Ligações Químicas:

As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou no caso de ligações iônicas ou metálicas aglomerados atômicos organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto.Os átomos raramente podem ser encontrados isoladamente. As ligações químicas unem os átomos, porem nem todos os átomos conseguem formar ligações. Dois átomos de um gás nobre exercem entre si uma atração mutua tão fraca que não conseguem formar uma molécula. Por outro lado, a maioria dos átomos forma ligações fortes com átomos da própria espécie e com outros tipos de átomos.
Historicamente, a propriedade dos átomos de formar ligações foi descrita como sendo a sua Valencia. Este conceito e pouco utilizado atualmente. Hoje o termo e usado como adjetivo como, por exemplo, elétron de Valencia ou camada de Valencia. Quando o conceito de Valencia foi introduzido não se tinha o conhecimento de elétrons, prótons e nêutrons. O descobrimento do elétron, em 1897, possibilitou o desenvolvimento das teorias de Valencia e das ligações químicas. Embora o conceito de Valencia já tivesse sido introduzido em 1857 pelo químico Friedrich August Kekule Von Stradonitz, o conceito de ligações químicas não havia sido proposto ainda.
De acordo com Kekule, a Valencia era um numero que representava o poder de
combinação de um elemento e obedecia a regras simples. Em 1901, o químico Gilbert Newton Lewis tentou explicar a tabela periódica em termos de distribuição eletrônica, porem, o conhecimento mais detalhado da distribuição dos elétrons nos átomos só estaria disponível anos mais tarde, com o desenvolvimento da mecânica quântica.
Lewis propôs, em 1916, uma forma de representação em termos de diagramas
estruturais onde os elétrons aparecem como pontos. Um pouco antes dessa data, Ernest. Rutherford havia mostrado que o numero total de elétrons em um átomo neutro era igual ao seu numero de ordem sequencial, ou numero atômico, na tabela periódica. A teoria de Lewis e frequentemente chamada de teoria do octeto, por causa do agrupamento cúbico de oito elétrons. Por exemplo, o flúor encontra-se no grupo VIIA da tabela periódica, e precisa receber um elétron para completar oito.
Isso e conseguido através de uma ligação. O carbono esta no grupo IVA e
precisa de quatro elétrons para completar oito; forma assim quatro ligações.
Dicionario de química - 3º trimestre:
° Evolução dos modelos atômicos
° Contribuições dos modelos atômicos
° Modelo de Dalton
° Modelo de Thomson
° Modelo de Rutherford
° Modelo de Bohr
° Partículas fundamentais da matéria
° Íons
° Representação dos átomos e íons
° As semelhanças atômicas
° Isótopos
° Isóbaros
° Isótonos
° A eletrosfera dos átomos
Reação Química Uma reação química é uma alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) se convertem em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias outras reações são acompanhadas de indicações externas.
Reagente: Um reagente é uma substância (elemento ou composto) que é consumida no decorrer de uma reação química.
Produto: Um produto de reação é uma substância formada no decurso de uma reação química, obtida a partir da combinação dos reagentes.
Lei de Proust: proporções definidas. Essa lei foi inserida pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826), que realizou experimentos com substâncias puras e concluiu que, independentemente do processo usado para obtê-las, a composição em massa dessas substâncias era constante.
Lei de Lavoisier: Lavoisier fez inúmeras experiências nas quais pesava as substâncias participantes, antes e depois da reação. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanece constante.
Dicionario De Quimica 1°Trimestre
Dicionario De Quimica 1°Trimestre
° Liquidos
° Ebulição
° Absorção
° Intensiva
° Propriedades
° Fenomenos
° Energia
° Matéria
° Ciência
° Himunidade
° Material e energia
° Transformação
° Substâncias
° Estados Fisicos
° Condições
Assinar:
Postagens (Atom)