domingo, 9 de dezembro de 2012


Ligações Químicas:


 As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou no caso de ligações iônicas ou metálicas aglomerados atômicos organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto.Os átomos raramente podem ser encontrados isoladamente. As ligações químicas unem os átomos, porem nem todos os átomos conseguem formar ligações. Dois átomos de um gás nobre exercem entre si uma atração mutua tão fraca que não conseguem formar uma molécula. Por outro lado, a maioria dos átomos forma ligações fortes com átomos da própria espécie e com outros tipos de átomos.
Historicamente, a propriedade dos átomos de formar ligações foi descrita como sendo a sua Valencia. Este conceito e pouco utilizado atualmente. Hoje o termo e usado como adjetivo como, por exemplo, elétron de Valencia ou camada de Valencia. Quando o conceito de Valencia foi introduzido não se tinha o conhecimento de elétrons, prótons e nêutrons. O descobrimento do elétron, em 1897, possibilitou o desenvolvimento das teorias de Valencia e das ligações químicas. Embora o conceito de Valencia já tivesse sido introduzido em 1857 pelo químico Friedrich August Kekule Von Stradonitz, o conceito de ligações químicas não havia sido proposto ainda.
De acordo com Kekule, a Valencia era um numero que representava o poder de
combinação de um elemento e obedecia a regras simples. Em 1901, o químico Gilbert Newton Lewis tentou explicar a tabela periódica em termos de distribuição eletrônica, porem, o conhecimento mais detalhado da distribuição dos elétrons nos átomos só estaria disponível anos mais tarde, com o desenvolvimento da mecânica quântica.
Lewis propôs, em 1916, uma forma de representação em termos de diagramas
estruturais onde os elétrons aparecem como pontos. Um pouco antes dessa data, Ernest. Rutherford havia mostrado que o numero total de elétrons em um átomo neutro era igual ao seu numero de ordem sequencial, ou numero atômico, na tabela periódica. A teoria de Lewis e frequentemente chamada de teoria do octeto, por causa do agrupamento cúbico de oito elétrons. Por exemplo, o flúor encontra-se no grupo VIIA da tabela periódica, e precisa receber um elétron para completar oito.
Isso e conseguido através de uma ligação. O carbono esta no grupo IVA e
precisa de quatro elétrons para completar oito; forma assim quatro ligações.

Um comentário: